terça-feira, 1 de novembro de 2016

EDIFÍCIO BARÃO DO RIO BRANCO


O Edifício Barão do Rio Branco, localizado na Rua do Progresso, na Boa vista, foi projetado pelos Arquitetos Delfim Amorim e Heitor Maia Neto em 1966.
A obra foi um marco na Arquitetura Moderna e foi premiada pelo Instituto de Arquitetos em 1969.
Os materiais utilizados correspondem ao papel desempenhado por cada elemento da edificação, permitindo uma "leitura estruturalista". O concreto das estruturas, vigas e pilares é deixado aparente (béton brut). O " casquilho" de tijolo reveste a alvenaria dos planos que fecham os compartimentos. A madeira está presente nas esquadrias, e um quarto material, o azulejo do passado tradicional português, em novos e modernos padrões abstratos, vem revestir as famosas "áreas de permanência secundária; os volumes dos guarda-roupas e dos balcões das varandas são conectados à estrutura principal.

Fonte: NASLAVSKY, Guilah. Arquitetura Moderna no Recife: 1949-1972.

Sigam-nos também no instagram e Facebook:
Instagramhttps://www.instagram.com/arquitetura_pe/
Facebook: https://www.facebook.com/arquiteturape/

sexta-feira, 22 de julho de 2016

CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO





O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI.
Foi o terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco que no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e mais tarde no ano de 1848, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua Igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.

Fonte: http://www.encontraigarassu.com.br/igarassu/



sexta-feira, 6 de maio de 2016

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS



O Palácio do Campo das Princesas está localizado no Bairro de Santo Antônio (Ilha de Antônio Vaz) entre outros monumentos arquitetônicos, como: Teatro de Santa Isabel, Palácio da Justiça e Praça da Republica. Foi construído em 1841, o projeto foi de autoria do Engenheiro Coronel Firmino de Morais Âncora.
Teve sua Arquitetura em estilo Neoclássico, mas ao longo do tempo foi reconstruído e ampliado em estilo Eclético.
Em 1859 recebeu uma pomposa decoração para hospedar o Imperador D. Pedro II e sua família - o nome atual do Palácio vem dessa época em homenagem às filhas do Imperador.
Em 1873 o edifício sofreu uma ampliação, quando foi construído sua parte posterior, mais um pavimento ligado ao prédio principal para servir de residência do Governador, e mais dois outros edifícios separados destinados aos serviços gerais.
Entre os anos 1918 e 1922, foram realizadas as maiores modificações com uma ampliação do terceiro pavimento até a fachada principal, e com a demolição dos pequenos prédios anexos.
A sua mais recente reforma foi em 2012- 2014, com o intuito de identificar as características originais do prédio e resgatar a sua originalidade.

O Palácio do Campo das Princesas possui visita monitorada em diversos idiomas.

Fontes: http://palaciodasprincesas.leiaja.com/
               http://www.fundaj.gov.br/

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS





Igreja de estilo Barroco, está localizada no Pátio de São Pedro, no Bairro de Santo Antônio.

A sus construção começou em 1728, mas a igreja só pôde ser sagrada no dia 30 de Janeiro de 1782.

A planta de construção foi projetada por Manuel Ferreira Jácome (Arquiteto ativo no Recife, na época do Brasil Colônia).

Em sua fachada podemos observar duas elegantes torres simétricas. Internamente, o teto e algumas laterais evidenciam belas pinturas feitas pelo Pernambucano João de Deus Sepúlveda, mas a pintura do forro do coro foi elaborada por Manuel de Jesus Pinto.

A igreja possui obras delicadas de entalhamento (Talhas douradas) e arabescos, com saliências e simetrias, grandes janelas com molduras Barrocas e balaustradas.

Todos os Santos presentes na Igreja são datados dos Séculos XVIII e XIX.

A Capela-mor contém um teto em madeira, ricamente esculpido, onde é possível apreciar, sob a forma de medalhões, as armas de São Pedro, as imagens dos 12 Apóstolos e dos 4 Evangelistas.


Fotografia de Stefhane Pereira
Texto de Thaiane Cristina
Fonte consultada:
FRANCA, Rubem. Monumentos do Recife. Recife: Secretaria de educação e cultura, 1977.
Aproveitem para nos seguir no instagram e no facebook
https://www.facebook.com/arquiteturape/