sábado, 12 de dezembro de 2015

EDIFÍCIO - SEDE DO BANDEPE, HOJE SANTANDER (1969)




Projetado pelos arquitetos, Acácio Gil Borsoi e Vital Pessoa de Melo.
Este edifício está localizado na Avenida Dantas Barreto.
Logo de cara o que chama mais atenção são os painéis coloridos em sua fachada, este volume segue uma linguagem moderna internacional dos anos 1960, o edifício adota o pavimento-tipo, a planta livre e a concentração das circulações verticais.
Em lugar da tradicional cortina de vidro ou de contínuas aberturas horizontais, os arquitetos lançam mão de brises, elementos pré-moldados de concreto que acentuam a verticalidade do edifício e as aberturas em seu topo tem formas de hexágonos.
Este edifício se encaixa perfeitamente as condições climáticas de Recife, como por exemplo, o uso de brises, que tem a finalidade de impedir a entrada direta do sol, mas que usufrui da iluminação natural, ou seja, é um "quebra-sol", além de compor muito bem sua estética visual.

Ao passarem pela Av. Dantas Barreto, esperamos que vejam este edifício de forma diferente e integrado a nossa cultura.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

RUA DO BOM JESUS



Desde o tempo da ocupação holandesa, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, seu traçado natural de velha estrada conduzia viajantes procedentes de Olinda. Inicialmente, ficou conhecida como Rua do Bode (Bockestraet), durante do domínio holandês passou ser chamada Rua dos Judeus, também como Rua da Cruz e Rua dos Mercadores. Em 1870, foi aprovado pelo Conselho Municipal o nome de Bom Jesus, iniciando na Avenida Marques de Olinda até a praça Artur Oscar. As fachadas em sua maioria são em estilo eclético. existiu na rua a primeira sinagoga das Américas. No término da rua, situava-se a Porta da Terra esta se transformou no Arco do Bom Jesus e foi demolida por "exigência do trânsito", em 1850. Na rua ainda funcionou a tradicional Botija Francesa, fundada em 1821, o Café Chileno e o Hotel e Restaurante Europeu.

PRÉDIO DA CELPE - ARQUITETURA MODERNA






O edifico sede da companhia energética de Pernambuco (celpe), projetado por Vital Pessoa de Melo e Reginaldo Luís Esteves (1970). Possui uma fachada principal curva protegidas por brises-soleils de concreto armado inclinada em diferentes ângulos de acordo com a insolação, uma marquise de concreto da acesso ao publico assim como um grande jardim com espelho D'água projeto pelo paisagista Burle Marx. Hoje é um marco da arquitetura moderna pernambucana.